top of page

Autenticação de dois fatores: Como usar?

Atualizado: 21 de mai. de 2022

Se a falta de segurança na internet lhe trás algum receio, a utilização da autenticação de dois fatores com seu celular (iPhone ou Android) como uma chave de segurança física.

A ideia é adicionar uma segunda camada de proteção à sua conta, o primeiro deles é a sua senha, e o segundo é um token, uma chave aleatória temporária gerada somente para o acesso a conta, aumentando significativamente a segurança do acesso.

O processo envolve o envio de um código via SMS para o número de telefone cadastrado ou então um número de confirmação, via APP, no seu celular, como um aviso. Você pode, então, aprovar o login, ou não.


Dentre os principais serviços que utilizamos, a segurança integrada do Google e da Apple permitem o acesso de sua conta apenas pressionando "Sim" ou pressionando o botão de volume depois que um pop-up aparecer no seu telefone, camada de segurança chamada "Dispositivos confiáveis". Já o WhatsApp não pode usar seu número de celular como segunda etapa, porque este é o principal método de login. Então, a autenticação se dá por um número PIN ocasional ou em um novo login de um novo celular.

Onde o SMS não é gerado, há a opção de obter um código de autenticação através de um aplicativo dedicado como o Google Authenticator, esse serviço oferece acesso a um código aleatório e temporizado, similar aos demais serviços.

Por fim, existem alguns serviços que oferecem uma chave de segurança física para desbloquear contas, geralmente com uma conexão USB para que você possa conectá-lo a um dispositivo para autenticar via facial ou digital ou mesmo NFC.



COMO CONFIGURAR SEU TELEFONE?

Para configurar a autenticação em duas etapas, seu computador deve estar executando uma versão atual do sistema operacional Windows 10, iOS, macOS ou Chrome.

Antes de começar, verifique se o seu telefone está executando o Android 7 ou posterior e se o Bluetooth está ativado.


Embora seja improvável que você tenha um celular que não tenha uma conta Google associada a ele, será necessário adicionar uma conta celular para usar a funcionalidade. Faça isso em Configurações > Senhas e contas > Adicionar conta > Google


ETAPA 1: Abra um navegador Google Chrome no seu computador;

ETAPA 2: Acesse myaccount.google.com/security no Chrome e clique em Como fazer login no Google;

ETAPA 3: Digite a senha da sua conta.

ETAPA 4: Você será solicitado a satisfazer três etapas: escolha um telefone (se tiver mais de um), certifique-se de ter o Touch ID (para um iPhone) ou um bloqueio de tela (para um Android) e adicione um número de telefone de recuperação.

ETAPA 5: Clique em Verificação em duas etapas.

ETAPA 6: Escolha o dispositivo que receberá a segunda etapa de verificação;

ETAPA 7: Escolha a opção de Backup e clique em Enviar;

ETAPA 8: Confirme as Informações e Clique em Ativar.

É isso aí! Seu celular está configurado como uma chave de segurança e agora pode fazer login no Gmail ou outros serviços do Google usando seu telefone como método secundário de verificação.


Apenas certifique-se de que seu celular esteja sempre próximo do computador que você estiver tentando fazer login. Seu computador lhe dirá que seu celular está exibindo um popup. Siga as instruções no celular para verificar seu login e está tudo pronto!



==========================================

🤝Ajude o canal fazendo suas compras amazon por aqui:

==========================================

https://amzn.to/3pSvoDf

==========================================


Se este tutorial te ajudou, comente! Nos conte sua experiência!

Seja Geek, Vem com a Tropa!

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page