top of page

Como instalar dois roteadores em uma mesma rede

Seu provedor de Internet forneceu um Modem/Roteador (dois em um) e você deseja conectar um novo roteador a ele? Você deseja expandir a quantidade de portas Ethernet na sua rede (sem um switch) e a abrangência da rede Wifi? Então este post é para você! Aqui com a Tropa você aprenderá a conectar dois roteadores em uma rede doméstica para ampliar o alcance de uma rede e suportar mais dispositivos sem fio ou servir como ponto de acesso ou switch.

Embora a maioria das redes domésticas use apenas um roteador, adicionar um segundo roteador pode fazer sentido em algumas situações. Um segundo roteador proporciona a uma rede com fio, suportar um número maior de dispositivos sem fio. Ele estende o alcance sem fio de uma rede doméstica para alcançar pontos mortos ou conectar um dispositivo com fio que está muito longe do roteador original.

Um segundo roteador cria uma sub-rede individual para transmitir dados entre alguns dispositivos sem diminuir a velocidade das conexões com outros. Fazer tudo funcionar requer apenas alguns passos.

Os roteadores sem fio domésticos podem ser conectados entre si usando um cabo Ethernet da mesma forma que os roteadores com fio estão conectados. Conectar dois roteadores domésticos por meio de conexão sem fio também é possível, mas o segundo roteador só pode funcionar como um ponto de acesso sem fio em vez de um roteador na maioria das configurações.

Ao instalar um novo roteador, posicione-o perto de um computador que você possa usar para a configuração inicial. Os roteadores com e sem fio são melhor configurados a partir de um computador conectado a um cabo de rede Ethernet para o roteador. Você pode mover o roteador para seu local permanente mais tarde.

Então vamos lá, sem enrolação, vem com a Tropa e veja como instalar dois roteadores na mesma rede:


PASSO 1: CONECTAR O ROTEADOR PRINCIPAL

Para configurar seu roteador principal, no caso de uma conexão DSL conecte o cabo Ethernet fornecido pelo seu provedor de serviços de internet à porta "WAN" (Wide Area Network ou Rede de longa distância) do modem/roteador. Em muitos roteadores, a porta "WAN" também é nomeada de "Internet".

Já no caso de conexões via fibra ou cabo, o modem/roteador do provedor receberá uma conexão direta, via conector óptico ou cabo coaxial, respectivamente.


Diferentes conexões de entrada do modem/roteador principal: DSL, CABO e FIBRA

Depois que seu roteador principal estiver instalado e a internet estiver funcionando corretamente, existem dois métodos para estender sua rede: via cabo ethernet (A) ou sem fio (B).



PASSO 2A: CONFIGURAÇÃO DO ROTEADOR SECUNDÁRIO VIA CABO ETHERNET

Configure um roteador secundário para expandir a rede. Para fazer isso, pegue um cabo Ethernet e conecte uma ponta do cabo à porta LAN do roteador primário e conecte a outra ponta do cabo Ethernet na porta WAN do roteador secundário.

Com um segundo cabo Ethernet, insira-o em uma porta LAN do roteador secundário e conecte a outra ponta no seu computador.




PASSO 3A: CONFIGURANDO O ROTEADOR SECUNDÁRIO

Para fazer login no roteador secundário, vire o roteador para encontrar, na parte inferior do equipamento, os dados de login, e entre no site no navegador informado nos detalhes de login.

Exemplo de dados de acesso de roteador TPLink

De acordo com o modelo do seu roteador, as ações de acesso podem variar, porém busque sempre pelos itens abaixo no seu roteador depois de fazer login no roteador usando nome de usuário e senha:

  1. Defina a conexão com a Internet como DHCP.

  2. Configure o nome do seu roteador WiFi.

  3. Defina a Senha Do Roteador.

  4. Salvar e Aplicar.

Depois de clicar em salvar e aplicar, seu roteador secundário agora está configurado e pronto para uso. Este roteador secundário ampliou sua rede. Você poderá conectar equipamentos à rede via cabo (com o limite de portas do roteador) ou somente ampliar a abrangência do sinal Wi-Fi.



Os procedimentos acima permitem que um roteador adicional suporte uma sub-rede dentro de uma rede doméstica. Essa abordagem mantém controle extra sobre dispositivos específicos, como colocar mais restrições ao seu acesso à Internet.

Como alternativa, um segundo roteador pode ser configurado como um switch de rede Ethernet ou, se sem fio, como um ponto de acesso. Esse arranjo permite que os dispositivos se conectem ao segundo roteador como de costume, mas não cria uma sub-rede. Uma configuração sem sub-rede é suficiente para famílias que desejam estender o acesso básico à Internet, além de permitir o compartilhamento de arquivos e impressoras para computadores adicionais. No entanto, requer um procedimento de configuração diferente, como será descrito a seguir.


Para configurar um roteador secundário como repetidor sem fio, mantenha o roteador secundário em um local onde uma boa qualidade do sinal do roteador WiFi primário esteja disponível. Se os sinais recebidos forem baixos, esse método pode não funcionar corretamente.

PASSO 2B: CONFIGURAÇÃO DO ROTEADOR SECUNDÁRIO SEM FIO

  • Para configurar um novo roteador como um switch de rede, siga o passo 1 anterior.

  • Na sequencia, para configurar um novo roteador sem fio como ponto de acesso, configure o dispositivo para o modo ponte ou repetidor vinculado ao primeiro roteador.

  • Verifique o endereço IP local do segundo roteador comum computador: Para um PC Windows, na Área de Trabalho, acesse o menu iniciar, digite cmd e clique enter. Um prompt será aberto;

  • Nele digite o comando: ipconfig e clique enter;

  • Será apresentado como resposta uma lista de adaptadores de rede. Busque pela rede Wifi e anote o endereço IP;


  • Abra um navegador de internet e digite o IP anotado. Utilize os dados de login e senha que ficam na etiqueta embaixo do roteador;

  • Configure o nome de rede (SSID) e senha. Não utilize o mesmo nome da rede, pois podem haver incompatibilidades;

  • Agora é preciso montar uma rede mesa, para isso altere o modo de operação do roteador para AP/Access Point.

  • Encontre a seção destinada ao DHCP. Você normalmente a encontra na seção “Configurações de Rede” ou um nome similar que o seu roteador utilize. Caso não encontre o DHCP ali, procure-o nas configurações “Avançadas”, “Ajustes” ou configurações de “Rede Local”.

Exemplo de localização da aba de configurações DHCP no roteador TPLink

  • Desative o DHCP (Jamais habilite o DHCP em uma rede desprotegida (sem uma senha);

  • Salve as suas alterações clicando em Salvar ou Aplicar. Dependendo do roteador, será necessário reiniciá-lo para que as mudanças sejam aplicadas.

  • Pronto! Agora seu switch de rede está pronto para uso.





==========================================

🤝Ajude o canal fazendo suas compras amazon por aqui:

==========================================

==========================================

🏡🧠 Casa inteligente, adquira sua assistente amazon aqui:

==========================================

https://amzn.to/3ye277v - Echo Dot (3ª Geração)

https://amzn.to/3zdPE4T - Novo Echo Dot (4ª geração): Smart Speaker com Relógio

https://amzn.to/3sE8yQ9 - Novo Echo Dot (4ª Geração)

https://amzn.to/3ycRNN9 - Fire TV Stick Lite

https://amzn.to/3HNPxAx - Fire Tv Stick com comandos de TV

https://amzn.to/3j95kRq - Fire TV Stick 4K

==========================================


Se este tutorial te ajudou, comente! Nos conte sua experiência!

Seja Geek, Vem com a Tropa!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page