METAVERSO: VOCÊ CONHECE?

Atualizado: 9 de abr.

O futuro próximo da internet se refere a mundos digitais nos quais as pessoas se reunirão para trabalhar, se divertir e sair, o Metaverso.


Em 2021, o Facebook se rebatizou Meta, um indício da ambição da rede social de ser impulsionador do novo mundo. A aquisição planejada da ActivisionBlizzard pela Microsoft se deu como uma expansão para o metaverso. RecRoom e jogos de construção do mundo, como Roblox e Minecraft, estão se reunindo em discussões sobre o metaverso.

O termo metaverso circula há décadas. Realidade virtual, realidade aumentada e computação 3D - os conceitos tecnológicos por trás dela - ainda são mais antigos. O atual boom de interesse é apenas o pico mais recente de um esforço de anos para tornar esses avanços úteis para todos.

O que mudou é uma mudança na compreensão, uma convicção de que a internet precisa ser reimaginada. Quão abrangente essas mudanças acabam sendo é o palpite de qualquer um. Afinal, o roteiro para o metaverso é meio pavimentado. Não está claro se será concluído como prometido.

O que é certo é que, se houver dinheiro a ser feito, grandes empresas estarão envolvidas. Além da Microsoft e Meta, Qualcomm, Nvidia, Valve, Epic, HTC e Apple estão sonhando com novas maneiras de se conectar online. Então você ouvirá mais sobre o metaverso nos próximos anos.


O QUE É O METAVERSO?

O Metaverso é a evolução da internet, frequentemente é descrito como espaços on-line em que as pessoas podem socializar, trabalhar e se divertir, criado pela convergência da realidade física e virtual aprimorada. É uma economia virtual independente, habilitada por moedas digitais e tokens não fungíveis (NFTs).

A representação física do participante no espaço se dá por avatares. Os espaços são compartilhados e sempre disponíveis; eles não desaparecem quando você termina de usá-los, como uma chamada Zoom. A descrição é tão ampla que muitas pessoas dizem que o metaverso já existe nos mundos digitais do Roblox, Minecraft e Fortnite, o que permite que os jogadores se reúnam em ambientes 2D.

Os desenvolvedores vislumbram uma experiência mais profunda e imersiva em conjunto com as tecnologias existentes, como fones de ouvido VR, dispositivos móveis, computadores pessoais e servidores conectados à nuvem.

O metaverso será um mundo virtual paralelo às nossas vidas. Bairros, parques e clubes digitais surgirão, possivelmente em um único mundo virtual ou espalhados por muitos. Algumas pessoas veem um metaverso que se sobrepõe ao mundo físico e inclui sobreposições de Realidade Aumentada.

Ainda não se sabe se existirão padrões para o metaverso e muitas empresas estão buscando estabelecer as bases que outras seguirão. Facebook, Microsoft, Sony, Epic Games e um monte de empresas menores estão trabalhando em projetos individuais. Não está claro se o VR de uma empresa será compatível com o amplo mundo multiplayer de outra empresa ou com gráficos baseados em nuvem. A maioria das empresas promete um metaverso que permite que outras empresas entrem.

Acredita-se que no metaverso, assim como qualquer aplicativo da internet, surgirão plataformas concorrentes e com o tempo padrões surgirão e, eventualmente, um único metaverso, com tecnologia compatível.


SERÁ NECESSÁRIO UM VR?

Isso depende de onde você quer ir. O melhor equipamento no mercado hoje é o Oculus Quest 2 VR. Com um investimento de cerca de R$ 3000, o equipamento possui hardware independente e não exije um PC ou console de jogos para ser usado.

Há também vários outros fabricantes de fones de ouvido VR: Valve, HTC, HP e Sony, cujo equipamento funciona com PCs ou um PlayStation 4/5.

Algumas outras empresas - Microsoft e Magic Leap, para citar algumas - fazem equipamentos de realidade aumentada, que agrupam informações digitais no topo do mundo real e tendem a ser muito mais caros. A Qualcomm e outras empresas estão desenvolvendo métodos para que os óculos AR funcionem com telefones.

Você também pode inserir metaversos existentes, como Roblox e Minecraft, a partir do seu computador, tablet ou telefone. Não é uma experiência de 360 graus, mas a popularidade dessas plataformas fala de acordo com seu apelo.


==========================================

🤝Ajude o canal fazendo suas compras amazon por aqui:

==========================================

https://amzn.to/3pSvoDf

==========================================

🏡🧠 Casa inteligente, adquira sua assistente amazon aqui:

==========================================

🖥📱Equipamentos sugeridos neste Post

==========================================

https://amzn.to/3JVf8sL - Oculus Quest 2

https://amzn.to/3hfyJrx - Oculus Elite Strap

https://amzn.to/3vR4cZB - Cabo USB-C para link com PC

https://amzn.to/3sSYbcR - Bolsa de Transporte

==========================================


Se você já conhece o metaverso, comente! Nos conte sua experiência!

Seja Geek, Vem com a Tropa!

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo