O QUE SABER SOBRE LÂMPADAS INTELIGENTES

Atualizado: 21 de mai.


Se você já se surpreendeu com "Alexa, acenda as luzes" ao adentrar a casa de um amigo, deve ter pensado o quão complexo é obter uma casa inteligente.

Saiba que tratando-se de automação de iluminação, sua implementação não é difícil. As luzes inteligentes são convenientes e o passo inicial ideal para tornar sua casa mais inteligente. Uma lâmpada inteligente é uma lâmpada que possibilita a conexão com outros dispositivos de controle.

Ao iniciar sua automatização residencial com ao menos uma lâmpada, você poderá criar horários para ativá-los quando chegar em casa ou para acordá-lo pela manhã, e poderá controlá-los enquanto estiver fora por meio de um aplicativo. Tudo isso pode lhe trazer benefícios de economia de energia e segurança.


Você pode aprender algumas rotinas para suas lâmpadas inteligentes no canal da Tropa!

Mudar de lâmpadas comuns para inteligentes pode ser um pouco caro (em média lâmpadas inteligentes custam 5 vezes mais que lâmpadas LED convencionais) e trabalhoso, visto as configurações nos aplicativos - mas depois que tudo estiver pronto, as lâmpadas são fáceis de controlar e há muitos benefícios em personalizar a iluminação da sua casa.

As luzes inteligentes podem fazer muito mais do que ligar ou desligar por meio do aplicativo complementar em seu telefone ou um assistente inteligente - elas podem ajustar o brilho, a temperatura da cor (luz fria para quente ou vice-versa) e alterar a luz para qualquer cor no arco-íris. Ainda, a maioria das lâmpadas inteligentes terá opções adicionais para criar cenas ou definir horários. As cenas são configurações pré-existentes ou personalizadas de cor e brilho que você pode selecionar facilmente, tornando fácil mudar sua sala de uma luz branca brilhante para um azul suave e suave que é mais fácil para os olhos. Os horários são exatamente o que parece: pode-se configurá-los para ajustar automaticamente com base na hora do dia, alarmes pela manhã ou até mesmo alterações em sua localização, como acender/apagar as luzes ao sair ou voltar do trabalho para casa.

A maioria das lâmpadas inteligentes é compatível com Amazon Alexa, Google Home, Apple Home e Samsung SmartThings, tornando a acessibilidade por voz um excelente atrativo para a automação.


Apenas tome cuidado para não desligar o interruptor de luz físico - isso desliga a conexão da lâmpada com o aplicativo e os assistentes virtuais.


COMO ESCOLHER LÂMPADAS INTELIGENTES?

Configurar sua casa inteligente pode parecer intimidante no começo, mas essas lâmpadas podem substituir qualquer uma das tradicionais. Algumas diferenças básicas podem ser determinantes para sua escolha, abaixo listamos as principais.

Hub ou conexão direta?: A maneira como eles funcionam pode diferir de marca para marca. Alguns se conectam a um hub central que geralmente é incluído como parte de um kit inicial. Este hub se conecta ao seu roteador wifi e, em seguida, conecta-se sem fio a tudo o que está vinculado a ele (às vezes incluindo outros dispositivos inteligentes, dependendo do hub). Outras lâmpadas têm wi-fi embutido, então elas funcionam conectadas à rede Wi-Fi 2,4 GHz e você não precisa de um hub. A diferença na conectividade pode afetar a facilidade de configuração e quantas luzes você pode controlar ao mesmo tempo (alguns hubs podem gerenciar mais de 60), mas se eles tiverem um hub ou não, você ainda poderá gerenciar suas luzes do seu telefone ou tablet.

Cores: Antes de comprar, verifique se as lâmpadas são monocromáticas ou têm capacidade de mudança de cor (RGB). Verifique se eles também são reguláveis, pois o controle de cores e o escurecimento podem ser ideais se você estiver definindo um clima para uma noite de encontro ou uma festa.

Controle de voz: Também vale a pena verificar se eles se conectam a Google Assistant, Amazon Alexa e Siri para controle centralizado por meio do assistente de voz ou aplicativo. Quase a totalidade das marcas possui aplicativo próprio, mas nem todas as lâmpadas se conectam a todos os assistentes de voz.

Um detalhe que fará a diferença na sua satisfação é a avaliação da eficiência energética, que é definida pela relação entre fluxo luminoso (lúmens) e potência (watts). A eficiência diz respeito a quanto de energia elétrica é gasto para que a lâmpada acenda e quanto o fluxo luminoso alcança com determinada quantidade de energia. Ao avaliar este parâmetro, busca-se sempre o maior o resultado, pois assim maior será a produção e estabilidade da luz. As lâmpadas inteligentes costumam ter eficiências entre 80 e 90%. As perdas geralmente se dão em forma de aquecimento do bulbo.


Quanto à luminosidade, o ideal é que a lâmpada tenha, em média, 150 lm para cada m² do ambiente.

Um ponto importante a ser analisado, conforme sua necessidade, é a temperatura de cor. Até 3.000 K, a lâmpada emite uma cor mais quente. De 3.500 K a 4.100 K, a lâmpada emite um tom branco e neutro. Há ainda a faixa de 5.000 K a 6.500 K que corresponde ao chamado branco frio. Observe se a Lâmpada oferece níveis de regulação de temperatura. Lâmpadas que oferecem regulação entre 2700 e 6500 K, por exemplo, contam com mais opções de regulação do que aquelas que só tem um valor definido.

Verifique as funções como controle de intensidade e temperatura. Com essa função, você pode aumentar ou diminuir a intensidade da lâmpada - para criar um ambiente mais calmo e tranquilo como quando estiver vendo um filme, por exemplo - ou ajustar a temperatura, podendo escolher entre uma iluminação com cor fria para se concentrar ou quente para relaxar.

Ainda, funções extras como Timer, que permite selecionar um período do dia para que a lâmpada ligue e desligue, e Cenas, opção de salvar uma configuração de cor e intensidade de luz específica para cada situação, vinculando a outros dispositivos e atalhos de acesso a outros aplicativos, como músicas por exemplo.

Por fim, como aspecto final é importante analisar o valor e o tempo de vida da lâmpada inteligente. Como o investimento é elevado, quanto melhor essa relação, melhor o benefício. A dica é ficar de olho na avaliação dos consumidores.



AS LUZES INTELIGENTES VALEM A PENAA?

Eles são uma ótima maneira de transformar a forma como sua casa funciona e podem tornar a vida mais conveniente. Se você deseja que eles liguem automaticamente quando você chegar em casa à noite ou peça ao seu assistente de voz para definir um determinado clima para a noite de cinema, é possível quando você tiver tudo conectado e criado cenas, horários e automações. Eles também podem ter um benefício adicional de segurança doméstica, fazendo parecer que você está em casa quando não está.


Ainda podemos salientar:

  • Menor consumo de energia elétrica, visto a facilidade de programação de rotinas;

  • Duração mais longa que as LEDs convencionais, o que permite um uso prolongado compensando o preço;

  • Permite controle a qualquer distancia, desde que conectada à rede Wifi;


ALGUMAS SUGESTÕES DE LÂMPADAS INTELIGENTES QUE TESTAMOS


Smart Lâmpada Positivo Casa Inteligente

O modelo de entrada da Positivo oferece funções úteis, como acionamento remoto, controle de temperatura de cor e intensidade de brilho, e um timer programável.

Ela não necessita de hub, basta conectar no bocal padrão E27 ou GU10 da sua residência, conectar o aparelho à sua rede Wi-Fi e fazer todo o controle da lâmpada por meio do aplicativo Positivo Casa Inteligente.

Essa lâmpada consume 9 watts de potência para fornecer até 806 lúmens. Possui eficiência energética de 85%, equivalente a luminosidade uma lâmpada incandescente de 60W.

Para os que gostam de personalização, também há espaço para criar. A lâmpada oferece até 16 milhões de cores para decoração do seu ambiente, sendo possível criar combinações incríveis usando outras lâmpadas ou móveis de sua casa. Um ponto negativo é que as vezes, a cor selecionada não corresponde exatamente à cor definida no aplicativo, por exemplo: Você obtém uma variação de rosa quando seleciona uma luz vermelha.

Com o ajuste de temperatura, pode-se mudar de uma luz branca e fria para se concentrar para um mais quente para relaxar, sendo outro aspecto muito positivo dessa lâmpada.

O principal aspecto negativo é o tempo de vida, de apenas 15000 horas.



Sonoff B1

Nessa lâmpada RGB não há necessidade de Hub, conectando diretamente a rede Wifi da sua casa. É possível controlar as luzes com o App próprio eWeLink. Com o ajuste de brilho, pode-se alterar de branco suave (2700K) para luz fria (6500K). Tem tempo de vida de 10000 horas. Funciona com Amazon Alexa e Google Home também. Com eficiência energética de 90%, os 6W de potência e 600 lúmens fornecem uma excelente luminosidade.



ZigBee Sengled Classic

As lâmpadas Sengled Classic usam a tecnologia ZigBee, o que significa que você precisará de um hub para controlá-las através do seu smartphone. A Sengled fornece seu próprio hub como parte do Kit, que inclui duas das lâmpadas.

Um ponto a ser considerado é que a configuração das lâmpadas primeiro requer a configuração do hub, que se conecta ao seu roteador via ethernet com fio. A melhor característica do kit é que as lâmpadas são pré-emparelhadas ao hub e não precisam de configuração adicional para funcionar. Compatível com Alexa e Google Assistant, a lâmpada inteligente ZigBee Sengled também se conecta à rede Wi-Fi e também pode ser controlada pelo smartphone. Ela tem potência de 9 Watts e fluxo luminoso de 800 lúmens. Esta lâmpada diferencia-se das demais por não possuir variação de cores RGB, porém isso não é limitante.



Elgin Smart Color

A lâmpada Smart Color, da Elgin, é um dos produtos mais baratos do mercado, tornando-a uma opção atrativa. Tem elevado tempo de vida (cerca de 25000 horas), eficiência energética de 80% e garantia do fabricante de 9 meses.

Tem potência de 10 W e conta com controle de cor e ajuste de temperatura, porem os intervalos não foram divulgados pelo fabricante. Por ser RGB, é possível modificar as cores, servindo para praticamente qualquer local. Seu preço aproximado é de R$ 55, uma das mais baratas da categoria.

Seu lado “smart” é percebido através da conexão Wi-Fi (2,4 GHz), app Elgin Smart para instalação e possibilidade de utilização de comandos de voz.



Elsys EPGG17

Para competir com a Positivo Casa Inteligente, a brasileira Elsys colocou no mercado a sua Smart Lâmpada Wi-Fi com preço acessível. Assim como as demais, oferece 16 milhões de cores, 10W de potência, 1.050 lúmens, tornando-se uma opção de maior luminosidade que sua concorrente direta. Deixa a desejar por não possuir branco frio, tendo seu controle de cor apenas entre 6000K e 7000K. Tendo isso em vista, não espere brilho elevado, no geral, todas as cores são de baixa intensidade.

Possui tempo de vida de até 25000 horas, é compatível com Alexa e Google Assistente, e permite o controle pelo aplicativo Elsys Casa+, entre outros recursos como o de leitura, trabalho, lazer, suave e três opções de festa com efeitos de diferentes intensidades. Os atalhos de agenda e timer também são bem úteis.




LED PLANET

A Smart bulbo Led Planet proporciona conforto e praticidade, podendo acender as luzes de sua casa antes mesmo de chegar até ela, remotamente através de sua rede 4G.

Além disso, é possível tornar o ambiente muito mais divertido com as opções cenas e música! Selecionando em seu aplicativo Smart Life a opção “Music”, sua lâmpada trocará de cores e velocidade de luz de acordo com o som que estiver sendo reproduzido em seu celular, inclusive através de aplicativos como Spotify ou Youtube.

Tudo isso com a ampla gama de cores disponível no modo RGB, que possibilita até 16 milhões de combinações!!! Sua dimerização flutua entre 3000K e 7000K, com fluxo luminoso de 820 lúmens e 10W de potência, é uma excelente opção de elevada luminosidade. também tem tempo de vida de 25000 horas e compatibilidade com assistentes de voz Amazon Alexa e Google Home.



Abaixo você pode conferir as principais diferenças entre as especificações técnicas de cada uma das lâmpadas analisadas para facilitar sua escolha!


==========================================

🤝Ajude o canal fazendo suas compras amazon por aqui:

==========================================

https://amzn.to/3pSvoDf

==========================================

🏡🧠 Casa inteligente, adquira sua assistente amazon aqui:

==========================================

https://amzn.to/3ye277v - Echo Dot (3ª Geração)

https://amzn.to/3zdPE4T - Novo Echo Dot (4ª geração): Smart Speaker com Relógio

https://amzn.to/3sE8yQ9 - Novo Echo Dot (4ª Geração)

https://amzn.to/3jb5ecc - Echo Show 8

https://amzn.to/384IOTl - Echo Show 5

https://amzn.to/3sEGnQW - Echo Studio

https://amzn.to/3ycRNN9 - Fire TV Stick Lite

https://amzn.to/3HNPxAx - Fire Tv Stick com comandos de TV

https://amzn.to/3j95kRq - Fire TV Stick 4K

==========================================

🖥📱Equipamentos utilizados neste Post

==========================================

Smart Lâmpada Positivo Casa Inteligente - https://amzn.to/3tEzXCm

Sonoff B1- https://amzn.to/3tIwL8W

Elgin Smart Color - https://amzn.to/3Mz5mie

Elsys EPGG17 - https://amzn.to/3MD5rkX

LED PLANET - https://amzn.to/3w0VKXw

==========================================

Se você conhece tem outras Lâmpadas Inteligentes que valem a pena, comente! Vamos aumentar este comparativo!
Seja Geek, Vem com a Tropa!