top of page

O QUE É NFT?

Atualizado: 21 de mai. de 2022

Tokens Não-Fugíveis (NFT - non-fungible token). No universo de criptomoedas, um token é uma representação digital de um ativo – como dinheiro, propriedade ou obra de arte – que foi registrado em uma blockchain e vêm com sua assinatura digital que designa a propriedade do ativo. Fungibilidade, em economia, é a propriedade de um ativo em que a unidade é intercambiável. De maneira oposta, um não-fungível é algo que não pode ser simplesmente trocado.

Sabendo destas definições, podemos dizer que NFT é uma representação de um item único, que pode ser digital (arte gráfica, jogos, música, trecho de filme) ou físico (uma obra de arte, colecionáveis) e podem ser comercializados em plataformas blockchain como Ethereum, Tezos, Solana, EOS e Binance Smart Chai e vêm com um certificado digital de propriedade que pode ser verificado e autenticado, mas não pode ser alterado. A comercialização se dá pela internet, via criptomoeda, que é o dinheiro digital com uma chave criptografada.


Graças à crescente popularidade da NFTs, artistas, empresas e celebridades agora compram e vendem NFTs em uma tentativa de explorar maneiras de comercializar sua marca e gerar receitas por meio de coleções NFT. Além disso, os NFTs permitem aos usuários uma maneira flexível de armazenar, controlar e proteger as informações relacionadas à sua identidade. Os criadores de NFTs também podem receber royalties de seus NFTs e receber uma porcentagem das vendas futuras de seus NFTs.

Com esses produtos sendo digitais, é justo imaginar o que está impedindo a pirataria, e a resposta é NADA. Do ponto de vista de um comprador, ou colecionador, comprar um NFT significa que você ganha alguns direitos de uso, o que é muito legal. Isso também significa que você está apoiando o artista. Como colecionador, você pode comprar um NFT e esperar que, com o tempo, seu valor aumente.



O QUE PODE SER UM NFT?

A maioria dos NFTs pode ser feita a partir de qualquer tipo de conteúdo digital, como fotos e vídeos, artes gráficas, cópias de artes físicas, itens de jogos, colecionáveis, músicas ou GIFs, tweets e memes.


FOTOS

Os tokens NFTs repassam ao comprador apenas a propriedade do trabalho, mas os fotógrafos continuam com os direitos autorais e de reprodução. Isso significa que será possível vender uma fotografia e ter direito a uso para publicidade, venda de impressões e muito mais.


VÍDEOS

Clipes de vídeo são outro NFT popular negociado. Além dos destaques da vida real, cenas clássicas de filmes, bem como videoarte criada por artistas, também já estão à venda em diversas plataformas.


ARTES GRÁFICAS

Para vender obras de arte digitais, basta aos artistas, converter sua arte digital de uma variedade de formatos, como JPGs, PNGs ou MP4s, e convertê-los em NFTS para vendê-los. O mercado já é amplo.


CÓPIAS DE ARTES FÍSICAS

Os artistas podem criar uma cópia digital de sua arte física, como fotografias ou pinturas, e vendê-la no mercado NFT.


ITENS DE JOGOS

Gamers também podem comercializar itens de jogos, como avatares virtuais, skins de videogame, armas e até armaduras.


COLECIONÁVEIS

A escassez digital que os NFTs oferecem os torna atraíveis para colecionáveis, como cartões de jogadores, colecionáveis de arte de artistas digitais, colecionáveis de jogos, recordações de celebridades e muito mais, à medida que seu valor busca preços altos por causa de sua oferta limitada.


MÚSICAS OU GIFS

Gravações exclusivas, músicas livres de direitos autorais, álbuns exclusivos numerados. A tecnologia proporciona aos artistas novas formas de monetizar seu talento, saindo um pouco da massificação e voltando à originalidade.


TWEETS E MEMES

Não é de surpreender que tweets e memes ofereçam alto valor no universo NTF. O primeiro tweet do cofundador do Twitter, Jack Dorsey, foi vendido por cerca de 3 milhões.



VANTAGENS DE UM NFT

Custo e tempo favoráveis: o NFT pode ser feito com relativa facilidade e as avaliações são diretas graças aos mercados NFT existentes que tornam barato cunhar, vender, precificar e licitar NFTs.

Aumente o Engajamento: Os NFTs, além de serem mais do que um colecionável ou obra de arte, podem ser usados pelas empresas para aumentar o reconhecimento das marcas, conectando-se melhor com clientes e fãs, oferecendo-lhes acesso a ofertas exclusivas e a oportunidade de ganhar recompensas.

Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente: Ao contrário dos bens físicos, os NFTs são rastreáveis e ajudam a identificar os proprietários, ajudando as empresas a obter informações valiosas sobre seus proprietários. Estes são úteis para estratégias de segmentação e engajamento de suas marcas.

Fluxos de Receita Potenciais: como os NFTs são impulsionados pela escassez digital, os criadores podem vender esses ativos digitais exclusivos e limitados que podem obter uma quantia arrumada para eles.


PONTOS NEGATIVOS

Os ativos físicos ainda reinam supremos: por mais que possuir NFTs seja atraente, o NFT continua sendo um ativo digital que empalidece em comparação com ativos físicos únicos, como uma pintura ou escultura.

Impacto ambiental: A cunhagem e as transações de NFTs vêm com um processo de computação significativo que requerem grandes quantidades de energia.

Volatilidade de preços: Os preços dos colecionáveis digitais estão sujeitos a riscos de abertura de volatilidade de perder dinheiro com o investimento de NFTs e prejudicar suas finanças pessoais.


==========================================

🤝Ajude o canal fazendo suas compras amazon por aqui:

==========================================

https://amzn.to/3pSvoDf

==========================================

Se este post foi útil, comente! Nos conte sua experiência!

Seja Geek, Vem com a Tropa!

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page