O Chrome OS Flex gratuito do Google pode transformar um PC antigo em um Chromebook.
O Google lançou no mês passado o Chrome OS Flex, um sistema operacional baseado no Chrome OS que pode substituir o sistema operacional de Windows e Macs mais antigos e transformá-los em Chromebooks. E o melhor de tudo, Gratuitamente!
É um upgrade bastante interessante, visto que os requisitos de hardware do Windows 11, podem manter PCs mais antigos presos ao Windows 10, findando a vida útil do PC em 2025.
Embora o Google esteja chamando o Chrome OS Flex de um projeto de "acesso antecipado" e "instável", o conceito é bastante interessante: em vez de descartar um PC antigo, você pode transformá-lo em um Chromebook.
O Chrome OS Flex foi desenvolvido com duplo propósito: uma maneira dos consumidores experimentarem os benefícios dos Chromebooks e uma maneira de as empresas avaliarem o quão bem eles podem ser gerenciados, com o Chrome Enterprise Upgrade.
Tradicionalmente, um usuário entusiasta de tecnologia deixaria um PC mais antigo com uma versão leve de recursos do Linux. Agora, o Google está oferecendo a ele uma opção: Substitua o Windows pelo Chrome OS e aproveite os benefícios desse sistema operacional simplificado. E esse é um ponto a ser reiterado: o Chrome OS Flex não é um ambiente virtualizado, ele substitui o Windows e todos os seus arquivos. O software em si possui a mesma base de código e cadência de lançamento que o sistema operacional Chrome OS atual, portanto, a experiência deve ser a mesma.
REQUISITOS
Pendrive com 8 GB ou mais;
Pelo menos 4 GB de RAM e 16 GB de armazenamento;
CPU de 64 bits;
GPU posterior a 2010.
O Google publicou uma lista de "modelos certificados" que estão atualmente certificados ou planejados para serem certificados com o Chrome OS Flex, e muitos, muitos deles estão listados com a ressalva de "problemas menores esperados" ao lado deles.
O Google adverte que adicionar o Google Chrome OS Flex a um PC mais antigo pode significar que você usará o Chrome com um teclado que não foi projetado para ele, portanto, certas funções podem não funcionar ou podem se comportar de forma irregular.
COMO INSTALAR
A instalação do Google Chrome OS Flex é semelhante à instalação do Windows 11 por meio de uma mídia de instalação em um novo PC. A instalação é extremamente simples com a extensão Chromebook Recovery Utility. Esta é uma extensão do navegador disponível na Chrome Web Store. Essa extensão é disponível para Windows, Mac e Chrome OS. Então não é possível fazer para um sistema Linux, uma vez que não há imagem do OS para tal.
Preparando o USB Inicializável
No navegador Chrome, uma vez instalada a extensão, uma caixa de diálogo será aberta para a utilização. Clique em Ativar a Sincronização.
Caso esteja utilizando outro navegador, o download do arquivo será realizado. Vá até sua pasta de Downloads, busque o arquivo e clique para abrir.
Com a extensão aberta, siga as instruções na tela:
Clique em Começar.
Toque em Selecionar um modelo em uma lista.
Selecione Google Chrome OS Flex dentro Selecione o Fabricante.
Escolha Chrome OS Flex (Desenvolvedor-Instável) e clique em Continuar.
Adicione o pendrive à porta USB para instalação e escolha o modelo. (Use USB 3.0 se estiver disponível)
Finalmente, clique em Criar agora.
O processo levará algum tempo para que o Chrome Flex OS baixe e verifique a imagem de recuperação.
Depois de criar o disco ao vivo, coloque-o no dispositivo pretendido para a avaliação e inicialize na seção BIOS.
Cada fabricante tem chaves específicas para esse fim. Por exemplo, a HP tem ESC para iniciar o Menu de Inicialização e, em seguida, F9 para inserir as opções do dispositivo de inicialização. Da mesma forma, meu PC montado tem uma placa-mãe ASUS que suporta pressionar F2 ou DEL para entrar no utilitário BIOS.
CONFIGURANDO O CHROME OS FLEX
Depois de inicializar a partir do pendrive, a primeira coisa que você verá é o logotipo do Chrome seguido de Bem-vindo ao CloudReady 2.0, que não é nada além do Chrome OS Flex.
Depois, você pode instalar o CloudReady 2.0 apagando o disco rígido se quiser usá-lo como o sistema operacional principal na máquina em questão. Ou você pode clicar em Experimente primeiro para usar isso no próprio USB.
É recomendável instalá-lo no disco rígido para um desempenho ideal. Mas você pode tentar a segunda opção e usá-la na sua estação de trabalho principal se não tiver nenhum dispositivo sobressalente. Isso fará com que o Chrome OS Flex fique no USB ocupando o espaço restante após a instalação.
Em seguida, adicione uma rede:
A melhor maneira de detectar uma Ethernet é inserir o cabo antes de iniciar o processo de instalação.
Depois vêm os termos do contrato e o compartilhamento de dados opcional. Posteriormente, você pode configurar o dispositivo para seu uso pessoal ou configurá-lo para seus filhos.
Nesta fase, você precisará concordar em instalar o Flash e, em seguida, fazer login no seu 'Chromebook' usando sua conta existente do Google. Se você não tem uma conta ou deseja criar uma nova para usar com o CloudReady, clique em Mais opções e escolha Criar nova conta. Clique em Próximo e digite sua senha.
Escolha uma foto para usar na sua conta e você terá a chance de fazer um tour pelo seu novo dispositivo. Todos os aplicativos podem ser acessados através do lançador no canto inferior direito. A bandeja do sistema fornece acesso às configurações, que é onde você encontrará a opção de instalar o CloudReady.
Depois, há sincronização opcional para as configurações da conta do Google e a configuração do assistente do Google. A última tela da inscrição solicita o compartilhamento de dados de hardware.
Finalmente, você é recebido na área de trabalho do Chrome OS Flex:
No Chrome OS Flex, até o momento, a lista de aplicativos nativos inclui:
Calendário do Google
Arquivos
Google Meet
Google Keep
Chrome
Jogue
Livros
Gmail
YouTube
Bate-papo do Google
Música do YouTube
Câmera
Reproduzir Filmes, Documentos
Google Maps
Calculadora
Drive
Loja Virtual
No entanto, você pode instalar qualquer coisa da Chrome Web Store, como seu gerenciador de senhas, bloqueador de anúncios, etc., e principalmente, o Chrome OS Flex possui o centro de atração que é o navegador da web, Chrome.
==========================================
🤝Ajude o canal fazendo suas compras amazon por aqui:
==========================================
https://amzn.to/3pSvoDf
==========================================
Se este tutorial te ajudou, comente! Nos conte sua experiência!
Seja Geek, Vem com a Tropa!
Commentaires